Lavanda: a mãe dos óleos de crianças e adultos
Por Patrícia Morgado
A lavanda é uma florzinha delicada de tons lilás, extremamente aromática e que possui, para nossa felicidade, dezenas de propriedades benéficas ao ser humano. Suas qualidades foram estudadas mais à fundo a partir de 1934, quando o francês René Gattefosé, após sofrer um acidente onde queimou mãos e braços dentro do laboratório onde trabalhava, decidiu testar na prática a funcionalidade do óleo essencial de lavanda, assunto que já estudava há algum tempo. Ficou impressionado com a rapidez da regeneração da pele, e, ao mesmo tempo em que se recuperava do incidente que quase o incapacitou, estudava com afinco todas as possibilidades que este óleo essencial poderia proporcionar ao ser humano.
Existem na natureza mais de 20 tipos botânicos de lavanda e o óleo essencial pode ser extraído de vários deles. Para se extrair 1 litro de óleo essencial de lavanda, são necessários 200 quilos de flores. Ele é produzido pela planta e retirado das flores, através do processo de destilação, algo que exige critério e muito cuidado para não haver risco de contaminação.
É muito importante, antes de utilizar, saber qual tipo botânico de óleo essencial de lavanda está em suas mãos. Isso porque, dependendo do tipo botânico, a lavanda possui características bastante diferentes. Por exemplo: A lavanda capaz auxiliar em situações como ansiedade, estresse, insônia e até mesmo ajudar em abaixar a pressão arterial é a lavanda angustifolia plantada originalmente na Bulgária. Já a lavanda dentata, também conhecida por aqui como alfazema ou lavanda brasileira, tem algumas características diferentes. Por exemplo: ela ajuda a aumentar a pressão arterial e a nos deixar em estado de alerta, devido ao mentol presente em sua composição. Estas são só algumas diferenças. Por isso, lembre-se: ler o rótulo e saber o tipo botânico é fundamental para não ter nenhum tipo de desconforto.
A lavanda angustifolia é também chamada por muitos popularmente de lavanda francesa ou lavanda inglesa. E são inúmeras as propriedades existentes dentro de cada gota deste óleo essencial! Ele conta com propriedades analgésicas, anticoagulantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antiespasmódicas... ajuda na parte cardiovascular, em picadas de insetos, mastites, questões respiratórias e cólicas, entre outras questões. Já na parte emocional é auxiliar para que possui estresse, insônia, ansiedade, depressão e falta de equilíbrio emocional. Não é à toa que é chamada por muitos de "a mãe dos óleos", já que, além das inúmeras qualidades, pode ser usada tanto por crianças (com a devida diluição, é claro) quanto por adultos.