Por Patricia Morgado
Empresas que possuem estoques de mercadorias precisam conservar os produtos em ambiente adequado, garantindo, posterior mente, sua venda em perfeito estado. Para manter tudo organizado e evitar acúmulo desnecessário de material, elas contratam um almoxarife - profissional que cuida de todos as etapas de estocagem, desde a entrega até o controle da venda do material.
Muitos costumam confundir sua função com a de logística. No entanto, o trabalho possui algumas diferenças. Enquanto no almoxarifado - depósito onde ficam os objetos - a principal preocupação é com a organização e o armazenamento, no setor de logística é a distribuição do produto, com programação de data e, principalmente, forma de entrega do material, que toma a maior parte das atividades.
Engana-se quem pensa que para ser um almoxarife basta ser organizado. Existem várias técnicas nesta área que precisam ser postas em prática no dia-a-dia para garantir o funcionamento do almoxarifado. A primeira, conhecida no mercado como “just-in-time", é a de como manter o estabelecimento sempre com o mínimo de material possível. Assim, é preciso calcular a quantidade necessária que deve ser mantida em estoque, evitando sobras que levariam ao desperdício.
Além disso, o almoxarife mantém um compromisso com a clientela da empresa, que precisa sempre ter à disposição o material solicitado. Outro aprendizado importante é detectar possíveis focos de desperdício e eliminá-los.
Essas técnicas podem ser aprendidas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no curso de Administração e Organização de Almoxarifado, que é feito em 24 aulas, pelo valor de R$ 198. A coordenadora da área de Administração e Negócios do Senac, Sônia Regina Giusti, de 44 anos, explica que o curso é direcionado para iniciantes ou para quem pretende se aperfeiçoar. "Muitos profissionais agem pelo bom senso, sem saber da existência de técnicas que podem facilitar o trabalho", afirma.
Túlio da Silva Vasconcelos, de 35 anos, é professor do curso há 8 e ressalta a importância desse profissional para as empresas. "Com um mercado cada vez mais exigente, as empresas devem manter um estoque atualizado, que atenda a demanda e cumpra os prazos estipulados", afirma.
Reginaldo Santos de Oliveira, de 29 anos, há 8 trabalha na Hidrau Torque, empresa que vende peças para tratores. Oliveira pensa como Sônia quando o assunto é aprimoramento. "Sempre me informo com o departamento de Recursos Humanos da empresa sobre a existência de novos cursos na área. Já fiz mais de 15", revela.
Oliveira explica que o almoxarife precisa ser muito disciplinado com os horários de trabalho. "O prazo exigido pelo cliente tem de ser atendido. Por isto, é importante ter controle pleno dos materiais que a empresa possui", afirma. A almoxarife Ronilda Galvão dos Santos, de 22 anos, dispensou os estudos. Há um ano trabalha na Centerflon, fabricante de peças de teflon, ela aprendeu o oficio na prática. Ronilda separa, embala e conta as peças fabricadas. Para ela, a maior dificuldade é manter o estoque em ordem. "Como não sou só eu que mexo no estoque, é dificil ter pleno controle do setor", revela.
A média salarial desses profissionais varia de R$ 800 a R$ 1600 mensais, com um ritmo de trabalho de oito horas diárias.
Publicado originalmente no Jornal Diário Popular em 24 de junho de 2001 - Caderno de Empregos - Ano 4 - número 201