Sou paulistana, formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2002) e licenciada em História pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009). Iniciei a minha trajetória profissional oficialmente em 2001, quando cheguei a redação do jornal Diário Popular. Ao adentrar naquele prédio com cheiro e aspecto antigo, me deparei com a redação raiz, onde, dentro de uma sala enorme, inúmeros jornalistas se dividiam em editorias e conviviam em um espaço quase que caótico entre gritos eufóricos, copos de café, cigarros e diversos toques de telefone ao mesmo tempo. Ali, naquele borbulhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo, mentes geniais apuravam informações, descobriam novas notícias e redigiam textos incríveis. Inicialmente, minha tarefa era escrever para as sessões Defesa do Consumidor e Obituários; meses depois, a missão aumentou e passei também a trabalhar no Caderno de Empregos, descobrindo à fundo o dia a dia de novas profissões.
Fiquei ali por um ano e minha trajetória profissional levou-me a trabalhar em redações que tinham como assunto os temas mais diferentes possíveis. Passei mais de seis anos envolvida entre as editorias de Comércio e Serviços, nos jornais Shopping News e DCI (Diário Comércio e Indústria), passagem que rendeu três prêmios de jornalismo que me orgulho muito: o 1º, 2º e 3º Prêmio Fecomercio de Jornalismo, promovido pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), com as matérias “Alimentação já é 35% da receita dos cinemas”, “O varejo invade as academias de ginástica” e “Varejo cria roteiros para vender a turistas”, todas publicadas no DCI.
Quando deixei a redação, em 2005, o destino me levou a trabalhar com um assunto completamente diferente: celebridades e entretenimento. E foi assim que cheguei a Editora Símbolo, tendo como chefe o competente editor Décio Piccinini. Entrei inicialmente para cobrir uma licença-maternidade e acabei ficando na editora das revistas Chega Mais! e Chiques&Famosos por seis anos. Nesse período, tive a oportunidade de entrevistar personalidades de peso como o Rei Pelé, e a possibilidade de me aprofundar no jornalismo de revista. Paralelo a isso, alguns trabalhos adicionais que gosto de citar são as revistas Bom Gosto em Negócio (voltada ao setor de restaurantes e bares) e o jornal Zoornal (focada no universo pet).
Entre um trabalho e outro, aproveitei para aprofundar meus conhecimentos em História, sendo contemplada com uma bolsa de estudos integral e me graduando em 2008 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Apesar de, inicialmente, esta graduação não ter nenhuma relação com o meu momento profissional, era um antigo desejo que, finalmente, poderia colocar em prática. Foi ali que senti que poderia ser possível mesclar os dois universos: Jornalismo e História.
Toda esta bagagem me encorajou para, em 2011, fundar com o também jornalista e historiador Oldair de Oliveira (meu parceiro de negócios e de vida) a Facilita Comunicação. Juntos redigimos os livros História da Sociedade Paulista de Radiologia – Uma Jornada em Construção (2013); História da Sogesp – 25 Anos de Lutas e Conquistas (2014); De Coração e Alma – 40 Anos de História da SBHCI (2015); e Memórias da Febrasgo - da Concepção à Maturidade, com previsão para 2021. Também realizamos, paralelamente, serviços de curadoria em exposições e o Projeto Memória SBHCI, onde gravamos uma série de depoimentos em vídeo, para inaugurar o acervo histórico da entidade.
Mais do que nunca, resgatar histórias e tentar trazer para o momento presente momentos tão importantes, que nos ajudaram chegar até aqui, é uma missão. E missão dada é missão cumprida!