Mestres das malhação e boa forma

Por Patrícia Morgado

A busca por formas perfeitas e a consciência de que qualidade de vida e saúde são termos que estão diretamente relacionados tem feito do instrutor físico particular, popularmente conhecimento com personal trainer, um dos ofícios mais procurados dos últimos tempos.

O personal exerce a função de orientar quais exercícios devem ser feitos para melhorar o desempenho muscular, físico e cardiorrespiratório de seus seguidores. Munido de pesos, colchonetes e bastões, ele é capaz de dizer qual a frequência e intensidade de casa exercício. Mas antes de passar qualquer tipo de atividade, é preciso que o profissional saiba o histórico de saúde de seu cliente. "É fundamental que o aluno responda um questionário com perguntas relacionadas à saúde e faça alguns exames específicos, como o teste ergométrico", alerta o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref) e coordenador do curso da FMU, Flávio Delmanto, de 50 anos.

Para ele, o mercado promete bons retornos financeiros, já que o valor da hora-aula varia de R$ 40 a R$ 100. Porém, ele alerta que o verdadeiro personal trainer deve possuir algumas características específicas. "Para oferecer um bom trabalho, o personal trainer deve ser graduado em Educação Física e possuir um vasto conhecimento científico e técnico", avalia.


História

Fazer exercícios físicos é uma prática que vem desde a antiguidade grega, muitos séculos antes de Cristo. No entanto, as provas atléticas que originaram a Educação Física moderna chegaram ao Brasil somente no final do século XIX. Com tanta demora, os primeiros cursos que formaram os professoras de Educação Física surgiram só entre as décadas de 1920 e 1930.

De lá para cá, os profissionais da boa-forma se aproveitaram do dia-a-dia corrido das pessoas para promover a sua atividade e fornecer um serviço personalizado, que, segundo profissionais, garante bons resultados. "O retorno é mais rápido, já que a aula é direcionada", relata a personal Silvia Santilli, de 28 anos.

Na área desde 1997, há 4 meses abriu a academia Metabolismo. Segundo ela, uma das formas de conseguir uma certa estabilidade financeira seria por meio de pacotes com seis meses de duração. Desa forma, consegue atrair novos clientes e manter os que já possui.

Como se pode ver, o trabalho do personal trainer exige dedicação, disciplina e atualização constante por meio de revistas especializadas, congresso e convenções. "Quem nos procura percebe quem sabe. E é para oferecer o melhor atendimento que procuro estar por dentro de todas as novidades do mercado", garante Silvia.

Publicado originalmente no Jornal Diário Popular em 11 de novembro de 2001 - Empregos - Ano 4 - número 221