Por Patricia Morgado
Dois meses após o anúncio da oferta de convênio entre o colégio Liceu Coração de Jesus e a prefeitura de São Paulo, foi oficializado ontem,18 de outubro, a parceria entre os pares, que se inicia a partir de 2023 e firma, de forma inédita, o primeiro convênio em período integral para alunos do Ensino Infantil (EMEI).
No início de agosto, a escola informou aos pais e responsáveis que, a partir do próximo ano, suspenderia as atividades escolares por um período de até dois anos. A falta de alunos seria o principal motivo para a decisão. A escola, que no passado chegou a ter cerca de 3000 alunos, em 2022 possui 187. Localizado na Alameda Dino Bueno, no bairro de Campos Elíseos, centro da capital paulista, o colégio está situado na conhecida região da Cracolândia.
A repercussão nacional da notícia em sites, jornais e emissoras de televisão mobilizou o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, a uma visita oficial ao local, que culminou na proposta de convênio. Com a parceria, o colégio, hoje particular, se transforma em escola municipal, com a previsão da criação de 609 vagas para o período integral, todas para os alunos do Ensino Infantil (EMEI). Na ocasião, o prefeito declarou que a ideia da Prefeitura era de que o colégio continuasse mantendo a área da Educação. Atualmente também fazem parte da grade de atividades da instituição uma creche, um abrigo para população em situação de vulnerabilidade e duas ações sociais mantidas em parceria com o poder público municipal.
Tombado em 2013 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) o colégio foi fundado em 1885 e conta com 137 anos de história. Por ali já estudaram personalidades importantes, como Toquinho, Jânio Quadros, Monteiro Lobato e Grande Otelo.