Por Patricia Morgado
As vitrines são responsáveis pelo aumento das vendas de muitas lojas. Quando estão bem organizadas, conseguem atrair a atenção dos consumidores para os produtos expostos. A importância desse cartão de visitas do comércio é tão grande que existe um profissional só pra decorá-la: o vitrinista.
Para tornar uma vitrine chamativa, que instigue a curiosidade dos "futuros compradores", é preciso realizar um estudo completo do estabelecimento comercial, desde o espaço físico, até estilo dos clientes e tipo de produtos vendidos. O vitrinista trabalha o tempo todo com conceito de arte e marketing.
Hoje, saber arrumar uma vitrine é tão importante, que existem cursos específicos mo mercado, que ensinam técnicas de composição e cálculos dos espaços interno e externo desejáveis numa loja. O coordenador de Programação Visual de Vitrines e Espaços Comerciais do Senac, Júlio Cezar Martins Rosa, de 38 anos, afirma que "O visual é extremamente importante. Existem pessoas com compram produtos mais caros ou de qualidade inferior porque gostaram do que viram na vitrine."
De acordo com Rosa, muitos lojas só valorizam este profissional quando as vendas caem. "Quando as lojas vendem muito acabam se esquecendo do nosso trabalho. Com isto, colocam qualquer pessoa pra realizar esta função", afirma.
Sueli Kubo, de 33 anos, trabalha há sete anos como vitrinista. Ela é proprietária da Form´acto Vitrinismo e Cenografia, organizadora de eventos e feiras. "Faço de tudo, desde a criação até a montagem. Um a vez fui contratada para fazer uma vitrine de kits hospitalares descartáveis. Para chamar a atenção, retirei todos os acessórios do saquinho em que vinha o kit e deixe-os expostos dentro de uma moldura. As vendas foram tão boas que durante dois anos fui chamada para montar a mesma vitrine", afirma.
O vitrinista pode trabalhar contratado ou oferecer seus serviços como autônomo. Neste caso, é bom ter um catálogo de fotografia dos trabalhos já realizados. Ana Lúcia Deak, de 39 anos, formada em artes plásticas, decidiu se especializar nesta área. Ela monta vitrines de lojas e estandes em feiras especializadas. "Em datas comemorativas, como Dia dos Namorados ou Natal, aumenta a procura", revela. O salário de um vitrinista depende da forma de trabalho. Muitos cobram por vitrine elaborada, o que pode variar de R$ 300 a R$ 2 mil, de acordo com o tamanho da loja e dos produtos que ela expõe.
Publicado originalmente no Jornal Diário Popular em 19 de agosto de 2001 - Caderno de Empregos - Ano 4 - número 209