Como elaborar um bom currículo


Por Patrícia Morgado

Não há como negar: o famoso "curriculum vitae" é o famoso cartão de visitas daqueles que estão à procura de trabalho. Por isto, todo o cuidado é pouco no momento da elaboração deste importante documento. Afinal, de nada adiantará caprichar na formatação se o currículo estiver mal elaborado ou com erros de português e digitação, o que é visto pelos selecionadores ou como falta de conhecimento ou como descuido.

Para não cometer este tipo de erro, é importante saber como e quando colocar algumas informações essenciais para os olhos do selecionador. Ao contrário do que se imagina, o papel para a impressão deve ser branco ou de uma cor bem clara e o tamanho não deve ultrapassar duas páginas. "Hoje o mercado considera como bom currículo aquele que consiga passar o maior número de informações num espaço menor: O candidato deve ter capacidade de síntese", afirma a gerente comercial da Authent Consultoria em Recursos Humanos, Débora Falconi.


Apresentação

Para ela, o currículo é um documento de apresentação e por este motivo não deve ser rebuscado e nem usar artifícios como bordas ou letras muito trabalhadas, que muitas vezes tornam o texto ilegível.

E o que fazer para sintetizar um currículo? Primeiramente, eliminar definitivamente informações como números de documentos, assinaturas e motivo de saída das empresas anteriores. Já itens como fotografias ou pretensões salariais só devem ser colocados se solicitado pela organização que está recrutando."Geralmente este tipo de dado é abordado no momento da entrevista pessoal", alega a consultora da Manager Fabiana Atanes, de 26 anos, que acredita que informações sobre experiência profissional e cargos também devem ser resumidas. "O que interessa ao selecionador são as empresas mais recentes. Por isto, é bom explorar sempre as últimas experiências e atividades praticadas. E se em uma empresa o candidato teve diversos cargos, eles devem ser descritos sempre do menor para o maior", admite.

A primeira coisa que deve ser colocada no currículo é a identificação. Logo em seguida, informa-se o objetivo e área de atuação. Abaixo desses dados, a formação acadêmica e o idioma, ressaltando o grau de fluência e não o tempo de estudo e escolas lecionadas.


Experiência

Ao falar da experiência profissional, é importante citar o tempo de trabalho - informando mês e ano em que se ficou em cada organização - função e descrição das atividades exercidas, comunicando quais os resultados obtidos durante o período em que se exerceu o determinado cargo. Os cursos de aperfeiçoamento como informática, só devem ser colocados se tiverem relação direta com a área de atuação.

Muitas pessoas escondem a idade com medo de serem eliminadas do processo seletivo. Esta artimanha, no entanto, não engana a consultora da Right Sassa Fellipelli Coaching, Elaine Saad, de 30 anos. "Dá para calcular a idade pelo tempo de experiência e formação. Não é bom omitir este tipo de dado, principalmente se isto for um item eliminatório."

Outro fator mencionado por Elaine refere-se aos que enviam o currículo por email. "Neste caso, eles devem vir, de preferência, como arquivo em anexo para não desconfigurar o documento, como acontece quando o currículo é mandado no corpo do email", recomenda aos modernos internautas.

Publicado originalmente no Jornal Diário de S. Paulo em 4 de novembro de 2001 - Empregos - Ano 4 - número 220