Coopercitrus quer aumentar marca própria


Por Patricia Morgado

A Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Coopercitrus), que hoje possui sete supermercados espalhados em cidades do interior de São Paulo, pretende, até o final de 2004, aumentar sua linha de marca própria. Atualmente, os itens que compõem a linha são de necessidade básica, como: arroz, açúcar e café, e possuem preços de 7% a 12% mais baratos que os oferecidos por outras marcas. "Já estamos negociando com fornecedores de óleo de soja e pretendemos incrementar a linha com refrigerantes, detergentes líquidos e cereais", revela José Ambrosio Stecca, gerente-comercial responsável pela área de supermercados da Coopercitrus.

Até o fim deste ano, os supermercados da cooperativa, que atendem em média de 170 mil a 180 mil pessoas por mês, planejam faturar 5% mais que o ano anterior, devido à reforma realizada em algumas lojas e o trabalho de divulgação feito na região. O faturamento de toda a cooperativa no ano passado foi de R$ 500 milhões, sendo que a parte de supermercados faturou o montante de R$ 111 milhões, ocupando o 47º lugar no ranking da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras).

Com sede na cidade de Bebedouro, os pontos-de-venda da Coopercitrus não tem um tamanho padrão. As lojas possuem de 10 a 26 check outs (caixas) e, dependendo do tamanho do supermercado, são vendidos até 12 mil itens. Para se ter uma ideia, a menor loja, localizada na cidade de Olímpia, possui 600 metros quadrados, enquanto a maior, em Barretos, ocupa um espaço de 3100 metros quadrados. As compras dos produtos comercializados são feitas diretamente com a indústria que, junto com a cooperativa, realiza trabalhos com promotores, promoções e degustação de produtos para aumentar as vendas.

Fundada há 40 anos, atuando na área de insumos, máquinas e implementos, a cooperativa montou o seu primeiro supermercado há 20 anos, na cidade de Bebedouro. "Na época não existia um supermercado na região", conta Stecca. De acordo com ele, existe a possibilidade de a Coopercitrus inaugurar lojas menores no interior do Estado, mas isto ainda está em fase de planejamento. Enquanto isso não acontece, a rede está reformulando seus pontos-de-venda. Os últimos que passaram pela reforma estão localizados nas cidades de Hortolândia e Barretos.

Publicado originalmente no Jornal DCI - Diário do Comércio, Indústria & Serviços em 17 de outubro de 2003 - Especial Supermercados, Mercados & Conveniência